segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Nota de Falecimento do associado Inspetor José Augusto Dias

Inspetor José Augusto Dias

José Augusto Dias
30/04/1923 – 01/01/2012 
A família Kimus Dias tem o pesar de comunicar o falecimento do Sr. José Augusto Dias, marido de Ieda Cândida Kimus Dias e pai de José Augusto, Lucia de Fátima e José Mauricio.
Carioca por nascimento e Teresopolitano por opção, “seu” Jose Augusto Dias foi um homem trabalhador, de princípios inabaláveis e de caráter firme.
Apesar de perder sua mãe prematuramente aos 07 anos de idade, começou a trabalhar como padeiro dos 8 aos 16 anos com seus tios Adelino e Joaquim Dias, em Teresópolis. Aos 17, alistou-se no Exército, onde serviu bravamente. Em seguida,  integrou a primeira turma do Ministério do Ar (atual Ministério da Aeronáutica) onde iniciou o curso de Sargento Especialista de Vôo/Piloto. Serviu ainda a Marinha de Guerra, trabalhando no reparo e construção de navios e submarinos brasileiros.

Integrou a Policia Especial de Segurança Publica do Distrito Federal (P.E. precursora da Policia Federal), na qual foi, entre outros cargos, Instrutor de Armamentos. Realizou, entre tantos feitos, a segurança do então Presidente do Estados Unidos da América Henry Truman, durante sua visita ao Brasil, em 1947.
Homem sábio, cultuava o cuidado com a saúde física e mental.
Foi atleta do Boqueirão do Passeio, na modalidade remo, sagrando-se campeão nas modalidades skiff duplo e iole a oito.
Amigo e aluno dos Mestres Carlos e Helio Gracie, ajudou a difundir o Jiu-Jítsu e sua filosofia oriental em Teresópolis.
Em 1958, ingressou a Policia Rodoviária Federal, na qual aposentou-se em 1993, aos 70 anos de idade.
Foi ainda empresário do ramo da construção civil, fundando uma pequena empresa com seus filhos.
Mestre Maçom da Loja Teresópolis Primeira (Teresópolis/RJ).
Marido, pai, avô de sete netos e três bisnetos.
Seu José Augusto Dias faleceu por complicações advindas do Mal de Parkinson, o qual combateu bravamente por quase 10 anos.
O velório ocorreu na Loja Maçônica George March, no dia 01 de janeiro de 2012, e seu sepultamento deu-se no dia seguinte, às 11h00, no cemitério Carlinda Berlim, em Teresópolis.
Iêda, seus filhos e netos agradecem o carinho dos familiares, amigos e irmãos neste momento difícil e fazem questão de ressaltar que “aqueles que amamos nunca morrem, apenas partem antes de nós“.