sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

PRF prende homem por crime ambiental em Ourinhos-SP

Produto para fabricação de ração animal era transportado em veículo utilizado no transporte de produto perigoso.

Em Ourinhos-SP no dia 15.01, no KM 345 da BR 153, policiais rodoviários federais(PRF) abordaram um caminhão do tipo bitrem tanque, que estava transportando 46.740,00 quilogramas de dextrose, segundo a empresa responsável, o produto que seria utilizado para a fabricação de lisina, um aminoácido usado na ração animal de aves e suínos. 
Durante a fiscalização os PRFs constataram que os equipamentos de transporte já foram certificados para o transporte de produtos perigosos, pois constava uma chapa de identificação de produto perigoso nos tanques, ambos com visíveis sinais de que as placas de identificação e inspeção do Inmetro teriam retiradas. Continha também porta placas usado para sustentar a simbologia de Produtos Perigosos. O motorista confirmou que o conjunto de veículos transportava produtos perigosos anteriormente, deixando de transportar há cerca de oito meses.

Enquadramento: Transporte em desacordo ao Decreto 96044/88, e art. 9 da Resolução ANTT 3665/11 que atualiza o Regulamento para o Transporte de Produtos Perigosos, e ABNT NBR 14619 - quinta edição. Crime ambiental. Ocorrência encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de Ourinhos/SP