quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

PRF apreende 23m³ de madeira ilegal na BR-316


Uma carga de 23 metros cúbicos de madeira serrada que estava sendo transportada ilegalmente em um caminhão, de placa OXY9155, foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na manhã do último domingo (1) no município de Zé Doca no estado do Maranhão. O condutor não portava os documentos necessários para realizar o transporte de produto florestal.
O flagrante ocorreu no quilômetro 210 da BR-316 quando agentes da PRF lotados no estado do Pará retornavam de uma operação e abordaram o caminhão para averiguar as condições da carga. Durante a fiscalização constataram que o condutor não estava portando nota fiscal e nem guia florestal autorizando o transporte da madeira, situação que se configura como crime ambiental.
José Célio da Silva Santana, condutor do caminhão, declarou que a carga foi embarcada no município de Buriticupu (MA) e seguiria pela BR-316 até a cidade de Governador Nunes Freire para adentrar pela rodovia estadual até a cidade de São Luiz do Maranhão, via "ferry-boat", aonde seria entregue a carga. Esse trajeto, que aumentaria a distância em mais de 200 quilômetros, estava sendo feito para, provavelmente, fugir da fiscalização.
Diante das irregularidades, e do flagrante de crime ambiental, o veículo com a carga de madeira e o condutor foram encaminhados para a delegacia de Polícia Civil, em Zé Doca, para aplicação das medidas legais cabíveis.