segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Crianças farão em Brasília apelo mundial pela segurança no trânsito

Crianças farão em Brasília apelo mundial pela segurança no trânsito

Evento integra campanha internacional #SaveKidsLives e pretende chamar atenção de líderes de todo o planeta reunidos em conferência da ONU para debater o tema
Crianças farão em Brasília apelo mundial pela segurança no trânsito
Líderes de governo de todo o planeta receberão nesta segunda-feira (16), em Brasília, um chamado irrecusável: salvem as vidas das crianças – ou #SaveKidsLives -, uma conclamação feita pela infância dos cinco continentes aos representantes dos mais de 120 países que estarão reunidos no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) para a 2ª Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança no Trânsito – Tempo de Resultados, nos dias 18 e 19 (quarta e quinta).

Quinhentas crianças de escolas do Distrito Federal representarão as 500 crianças que são diariamente vítimas fatais do trânsito em todo o mundo – segundo estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) -, num evento na área externa do Congresso Nacional, às 8h, no qual a Polícia Rodoviária Federal (PRF) é parceira, ao lado da FIA Foundation, da Aliança Global de ONGs pela Segurança no Trânsito, a Criança Segura (coordenadora brasileira da campanha) e o apoio de diversos órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) e da empresa Michelin.
Na metade da década de ação estabelecida pela ONU, em que governos em todo o mundo comprometem-se a reduzir os acidentes de trânsito, a Polícia Rodoviária Federal registrou diminuição, entre 2011 e 2014, de 9,4% em números absolutos de acidentes, 24% no índice de mortos e 31% no índice de acidentes, levando-se em consideração a frota. A queda deve-se ao enrijecimento e à modernização da fiscalização pela PRF, focando especialmente nos fatores-chaves de risco para a segurança no trânsito, como o não uso de cinto de segurança, de capacete, os limites de velocidade, a mistura álcool/direção e o uso de dispositivos de segurança por crianças nos veículos.
Em 2015, os acidentes de trânsito em rodovias federais deixaram 2.196 crianças, até 12 anos, feridas e 136 mortas. Considerando, ilesos, feridos e mortos, foram 3,5 mil crianças envolvidas em acidentes. Dados coletados pela PRF mostram que 72,5% das crianças acidentadas estavam em automóvel e que 900 destes acidentes foram causados por falta de atenção.

Lei da cadeirinha – Um dos mais importantes avanços na legislação brasileira protetiva a crianças no trânsito é a lei da cadeirinha, de maio de 2010, que estabeleceu padrões de segurança para transporte de crianças menores de dez anos. De acordo com a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), crianças nessa faixa etária devem viajar no banco traseiro usando cinto de segurança ou sistema de retenção equivalente - bebês de até um ano de vida têm que estar em bebê conforto ou conversível, de um a quatro anos em cadeirinhas e de quatro a sete anos em assento de elevação. A não obediência ao dispositivo legal é considerada infração gravíssima e prevê multa de R$ 191,54, perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação e retenção do veículo até que a irregularidade seja sanada.

Salvem as vidas das crianças - #SaveKidsLives é uma campanha mundial e oficial, liderada por crianças e coordenada pelo grupo Colaboração Global das Nações Unidas para a Segurança no Trânsito. Visa a conclamar autoridades de todo o mundo a assumir compromissos e adotar medidas pela redução das mortes no trânsito. A Declaração das Crianças para a Segurança Viária já atingiu a marca de 1 milhão de assinaturas e será entregue pelos organizadores aos líderes mundiais e demais participantes do evento de Brasília na 2ª Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança no Trânsito – Tempo de Resultados.

Road Safety Brazil - A ‘2ª Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança no Trânsito’ tem entre seus objetivos avaliar o andamento das iniciativas para redução das mortes e lesões ocorridas no trânsito em todo o mundo em meio à Década de Ação para a Segurança no Trânsito 2011-2020.

O Brasil, que se voluntariou a sediar o evento, é um dos Amigos da Década - grupo informal comprometido com o sucesso do plano global. A meta do grupo é salvar 5 milhões de vidas no planeta até 2020 por meio da adoção, pelos países comprometidos, de políticas, programas, ações e legislações que aumentem a segurança nas vias, especialmente para pedestres, ciclistas e motociclistas, que correspondem à metade das estatísticas de mortes no trânsito, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Também integram o grupo Rússia, Estados Unidos, Espanha, França, Austrália, Argentina, Costa Rica, Índia, México, Marrocos, Nigéria, Omã, Filipinas, África do Sul, Suécia, Tailândia, Turquia, Uruguai, Organização Mundial de Saúde, Banco Mundial, Comissão Econômica para a Europa, Comissão Global pela Segurança no Trânsito (vinculada à Federação Internacional de Automobilismo) e Parceria Global pela Segurança no Trânsito (Vinculada à Federação Internacional da Cruz Vermelha).

A Conferência é organizada por um comitê interministerial composto por nove ministérios, sob a coordenação do Ministério da Saúde, em parceria com Organização Mundial de Saúde (OMS), Organização Panamericana de Saúde (Opas) e o grupo Amigos da Década.


*com informações dos Ministérios da Saúde e das Cidades

Serviço:
#SaveKidsLives
Data: 16/11/2015 (segunda-feira)
Horário: 8h
Local: Em frente ao Congresso Nacional