quinta-feira, 19 de novembro de 2015

PRF prende três motoristas de frota terceirizada dos Correios por crime ambiental

PRF prende três motoristas de frota terceirizada dos Correios por crime ambiental

Os três caminhões tinham dispositivos eletrônicos que dispensavam a injeção do aditivo Arla 32, de uso obrigatório
 PRF prende três motoristas de frota terceirizada dos Correios por crime ambiental
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deteve por crime ambiental três motoristas de caminhões de uma empresa terceirizada que presta serviço aos Correios na noite de quarta-feira (11).
Uma equipe da PRF abordou o comboio na BR-116, em Campina Grande do Sul, região metropolitana de Curitiba (PR).
Nas cabines dos três veículos, os policiais rodoviários federais localizaram dispositivos eletrônicos que permitem o desligamento do aditivo Arla 32, composto químico de uso obrigatório, injetado no sistema de escapamento de caminhões com o objetivo de reduzir a poluição atmosférica.
Os três veículos pertencem à empresa Transpanorama Transportes Ltda, com sede em Maringá (PR).
Adulterar o sistema para evitar o uso de Arla 32 e assim economizar custos é uma conduta criminosa enquadrada no artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais. A pena para o crime é de um a cinco anos de reclusão.
Os três caminhões ainda estão retidos na Unidade Operacional Taquari da PRF, à espera da perícia.
Produzido a partir de ureia de alta pureza, o Arla (Agente Redutor Líquido Automotivo) transforma óxido de nitrogênio em nitrogênio e vapor d'água, gases inofensivos para a saúde humana.
O item é obrigatório em ônibus e caminhões com motores do padrão chamado "Euro 5", fabricados a partir de 2012, que já seguem a sétima fase do Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve). Sua utilização segue normas internacionais de restrição às emissões de poluentes.
A PRF encaminhou os três motoristas presos, com 25, 41 e 56 anos de idade, para a Delegacia da Polícia Civil em Campina Grande do Sul.